Plantas medicinais

Plantas medicinais

sexta-feira, 29 de abril de 2011

AÇAFRÃO


Nome científico
Crocus sativus

Família
Iridáceas

Nome popular
AÇAFRÃO-VERDADEIRO, ERVA-RUIVA, AÇAFLOR (no Algarve)

Origem
É um planta da Índia, introduzida nas Antilhas e Europa por navegadores. Gosta de solos húmidos, ricos e argilosos.

Parte usada
Estigmas

Propriedades terapêuticas
Estimulante, sedativo, antiespasmódico.

Princípios activos
Picrocrocina, safranal, crocina e gentibiose

Indicações terapêuticas
Asma, coqueluche, doenças nervosas, doenças do fígado e da bexiga, calculose renal, regularizador das funções menstruais, aliviar os incómodos da dentição nos bebés e para combater as hemorróidas externas

Uso Interno
Infusão: Oito a dez filamentos de açafrão para uma chávena de água a ferver. Deixa-se repousar 10 minutos, adoça-se com mel e toma-se como sedativo, meia hora antes de deitar. Também se usa no tratamento da calculose renal.
1 a 2 g de açafrão para 1 litro de água a ferver. . Deixa-se repousar e toma-se uma chávena 3 vezes ao dia para tratar a asma, coqueluche, doenças nervosas, doenças do fígado e da bexiga e noutras perturbações mencionadas anteriormente.
Tintura: 5 a 15 gotas diluídas em água, toma-se 3 vezes ao dia para regular a menstruação.
Xarope da dentição: mistura-se 3 g de açafrão, 30 g de tamarindos e faz-se uma infusão concentrada, depois, junta-se 200 g de mel e 100 g de água. Serve para friccionar as gengivas dos bebés para aliviar os incómodos da dentição.

Uso Externo
Utiliza-se uma infusão de 3 g de planta para uma chávena de água, em cataplasmas quentes, para combater as hemorróidas externas.

Efeitos secundários
Um cuidado é importante ter: não tomar mais que 10 gramas por dia (30 estigmas ou quatro colheres de sobremesa) porque esta planta é tóxica em grandes doses, podendo dar alteração no sistema nervoso central e renais, ou provocar abortos.
Não deve ser usado durante a gravidez nem na amamentação.

Observações
Em 1996, cientistas Espanhóis descobriram que o Açafrão inibe o crescimento de células cancerosas em seres humanos, uma propriedade atribuída à crocina. Em 1999 outros estudos demonstraram que também inibe o desenvolvimento do cancro do cólon

Bibliografia: Nunes, João R., 'Medicina popular -Tratamento pelas plantas medicinais', Litexa Editora, Setembro 1999, Chaves, António J. Leal - “Viva Melhor com as Plantas Medicinais” – Edições Une – 2008, “ Os Remédios da Natureza – Selecções Reader’s Digest.

Sem comentários:

Enviar um comentário